Se você ainda não entende do assunto, não se preocupe, neste post vamos mostrar o que é copywriting, sua importância e boas práticas para implementar nas suas campanhas.
Copywriting é a prática de produzir qualquer tipo de escrita de caráter publicitário, relações públicas e marketing — incluindo, mas não se limitando, a posts em blogs, tuítes, postagens no Facebook, newsletters e slogans.
Portanto, o “copy”, nesse caso, tem a ver com difusão: é uma escrita que será amplamente reproduzida por uma grande variedade de canais.
Na prática, porém, não se trata apenas de escrever. As técnicas de copywriting são responsáveis pelo que há de mais poderoso no marketing, a persuasão.
O principal objetivo do Copywriting
Seu objetivo é, por meio das palavras, levar o consumidor a executar ações específicas. Essas ações podem culminar tanto na aquisição do produto ou serviço ofertado pela marca quanto na promoção de seu conteúdo.
Toda vez que você abriu um e-mail marketing promocional, compartilhou uma notícia nas redes sociais ou se inscreveu em uma newsletter, você foi induzido por um copywriting eficaz.
Já deu para entender sua importância dentro do marketing, não é mesmo?
A diferença entre Copywriting e redação publicitária
Outro ponto importante que você também precisa entender é que uma existe diferença desse tipo de escrita em relação à escrita editorial ou de notícias.
As duas técnicas de escrita são complementares e suas abordagens estão sempre se misturando, nos mais variados canais.
Porém, o copywriting preza pela ação que o leitor deve tomar, ele é persuasivo e tem o objetivo de levar o usuário a executar uma ação.
As outras formas de redação publicitária focam em expor informações ou opiniões, sem ter a preocupação com o próximo passo a ser tomado pelo usuário.
E, como ter certeza de que o copy cumprirá o seu papel e que a ação pretendida será tomada? Comece aplicando nossas dicas para criar um conteúdo atraente!